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Sobre Pilates

Definição

O método Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural, que utiliza do peso do próprio corpo em sua execução. Com aproximadamente 500 exercícios realizados no solo e em aparelhos, o método atende pessoas de diversas idades e diferentes realidades. Os praticantes aumentam consideravelmente a força e flexibilidade, aliviam ou eliminam dores diversas, corrigem a postura entre outros benefícios.
Os exercícios do método Pilates são realizados com poucas repetições e alta qualidade de execução, o que possibilita uma prática completa, sincronizando conscientemente corpo e mente.

História

Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas gregas e romanas. Aos 14 anos dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia. Também chegou a ser mergulhador, esquiador e ginasta.

Mais tarde, em 1912, Pilates decidiu ir para Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período, deflagrou-se a 1ª Guerra Mundial. Ele e outros alemães ficaram detidos por um ano em Lancaster. Durante esse tempo, ele aplicou seu método de ginástica em outros internos, que desenvolveram sua musculatura e se tornaram mais fortes do que eram antes de serem presos. Além disso, tais homens não foram contaminados pela epidemia de influenza (gripe) que matou milhões de pessoas. Ainda lá, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Pilates iniciou, nesta época, o desenvolvimento de máquinas que o ajudaram na reabilitação dessas pessoas. Essas máquinas foram os protótipos dos equipamentos utilizados no método até hoje.

Após a guerra, ele voltou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento da polícia da cidade de Flamberg. Durante este período, ele conheceu Rudolf von Laban. Laban incorporou parte da técnica de Pilates em seu método de ensino. Através de Laban, inevitalmente os exercícios foram passadas para Mary Wigman e Hanya Holme. Em 1925, Joe foi professor de um importante membro do governo alemão que o convidou para treinar o novo exército alemão. Neste período, ele decidiu partir para a América.

Joseph Pilates – nome de origem grega – iniciou a aplicação de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental em 1926 quando ele e sua esposa Clara imigraram. O estúdio na cidade de Nova York recebeu a atenção da comunidade de dança e a técnica Pilates tornou-se parte integral do treinamento de bailarinos. Bailarinos lendários como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Marta Graham, George Balanchine, Hanya Holme e Jaerome Robbins foram alunos e praticaram a técnica de Pilates.

Indicações

Indicado para todas as idades, o Método Pilates pode ser praticado pelos mais variados grupos de pessoas como método preventivo ou de reabilitação, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de condicionamento físico, necessidades e objetivos.

Principios

Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.
Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente, são o foco desse método.


As aulas são compostas por:

Benefícios

Praticado regularmente, o pilates pode restabelecer a flexibilidade das articulações, aumentar a eficiência da circulação e tonificar os músculos. Você poderá sentir o organismo se fortalecer e os níveis de estresse diminuir. Perceberá que a postura, a coordenação, o equilíbrio e o alinhamento melhoram, propiciando uma sensação de autoconfiança.

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